top of page

Por que a consciência fonológica é importante na alfabetização de crianças com distúrbios de aprendizagem

A consciência fonológica é a capacidade de compreender que os sons das letras sons os mesmos sons da fala.


No sistema de escrita alfabética, as unidades da fala são os fonemas. Assim, há uma relação entre os fonemas e grafemas ( sons e letras).


Durante a fase inicial da alfabetização, a criança apoia-se na fala para pensar na escrita.


As crianças com distúrbios de aprendizagem apresentam benefícios relevantes no processo de alfabetização por meio da consciência fonológica, pois há uma reflexão sobre a língua para desenvolver uma escrita alfabética.


É importante durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento da consciência fonológica, que a criança reflita sobre a estrutura fonológica e fonética das palavras da língua através da: aliteração, análise, síntese, rimas, sílabas...


Portanto, cabe ao professor e profissionais em atendimentos clínicos criar estratégias junto às crianças com distúrbios de aprendizagem para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita no processo de alfabetização.


É relevante deixar claro que há uma diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem. Os principais distúrbios de aprendizagem são dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia, déficit de atenção e hiperatividade.

Giovana Cristina Monteiro
Junho/2018
 

bottom of page